Starlink revela as primeiras mensagens transmitidas através de conexões via satélite para dispositivos móveis.

Reprodução: X

Depois de anunciar o lançamento de foguetes com satélites para viabilizar redes móveis via satélite, a SpaceX revelou as primeiras mensagens transmitidas através do serviço Starlink. O objetivo da empresa é eliminar áreas sem cobertura em todo o planeta, especialmente em locais remotos.

Poucos detalhes foram divulgados sobre o envio das mensagens, como a taxa de sucesso ou o tempo necessário para a transmissão. No entanto, uma foto divulgada sugere que agora é possível enviar e receber mensagens curtas, incluindo emojis.

A presença de textos como “Beam 2” em apenas um dos celulares sugere que algumas mensagens técnicas podem ter sido excluídas para criar uma conversa mais informal.

Imagem: Divulgação/SpaceX

Isso está alinhado com o propósito inicial do projeto, já que o suporte para envio de voz, mídia ou outros arquivos mais pesados está previsto apenas para 2025. Além disso, a velocidade de conexão deve variar entre 5 a 7 Mbps, uma fração do registrado em redes móveis 4G ou 5G.

A SpaceX apresentou uma inovação que promete aumentar significativamente a disponibilidade das redes móveis, especialmente em situações de emergência ou locais com sinal fraco.

Tecnologia da Starlink pode eliminar zonas mortas de sinal no planeta (Imagem: Divulgação/SpaceX)

A tecnologia da Starlink visa eliminar as áreas sem sinal no planeta, tornando-a comparável à comunicação por satélite presente em dispositivos como os iPhones mais recentes ou modelos da Huawei. Além desses, são raros os dispositivos capazes de trocar informações via satélite.

Nos iPhones, a função é limitada a mensagens urgentes de SOS, com acesso direto a serviços de assistência locais, como hospitais.

Envio de voz e dados deve chegar no futuro (Imagem: Divulgação/SpaceX)

No entanto, essa nova tecnologia ainda precisa passar por aprovações de agências reguladoras, como o FCC nos Estados Unidos. Apesar disso, várias operadoras já manifestaram interesse em utilizar essa infraestrutura, incluindo a T-Mobile nos EUA e a Entel na América Latina, atuante no Chile e Peru.

Conforme o cronograma oficial da Starlink, os consumidores poderão enviar textos a partir de 2024. Já em 2025, será possível transmitir conteúdos em voz e dados, além de controlar dispositivos IoT.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget