Chrome para PC terá novo menu de compartilhamento e ferramenta de print nativa


O Google trabalha em um novo menu de compartilhamento para o Chrome. Opções de envio tão robustas quanto as do app para celular foram encontradas no navagador por meio de um pacote disponível no repositório Chromium Gerrit, mas ainda não estão funcionais de fato.

Mais uma vez, a investigação do programador usuário do Reddit Leopeva64-2 revelou detalhes de recursos a caminho do Chrome. Segundo o hacker, a novidade é batizada nos arquivos como “ShareMenu” (ou “Menu de Compartilhamento”, em tradução livre) e estaria posicionada ao final da barra de endereços (também conhecida como Omnibox).

Menu de compartilhamento reúne todas as formas de envio ou transmissão de conteúdo do Chrome (Imagem: Reprodução/Leopeva64)

Na seção, estariam reunidas todas as opções de compartilhamento disponíveis no Chrome: copiar link para a área de transferência, enviar para seus dispositivos, obter QR code, transmitir para outro aparelho, salvar como, enviar como e-mail e publicar nas redes sociais.


Entre as opções, também se encontra a ferramenta de captura de tela nativa do Chrome. Não se sabe a função de print funcionaria, já que clicar nela não gera nenhuma reação, mas é provável seja como uma opção já presente no Microsoft Edge.

Ferramenta de captura do Microsoft Edge é totalmente funcional (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

De acordo com o site XDA Developers (que também encontrou indícios dessa novidade meses atrás), há uma ramificação do código que implementa mais funções à ferramenta de captura. Nela, existiriam pistas de que o recurso poderá tirar print somente de uma parte da tela e que será embarcada com opções de edição.

Igual ao celular
O celular já conta com uma bandeja de compartilhamento robusta e com uma ferramenta de captura nativa, então, as descobertas é uma novidade apenas para usuários de PC. Até o momento, nenhum desses recursos tem data para chegar ao público geral que utiliza o Chrome.

Menu de compartilhamento do Chrome para Android é bem parecido e já está disponível na versão final (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Novidade acompanha o Edge
O Microsoft Edge e o Chrome andam juntos na adição de recursos, especialmente porque ambos bebem da mesma fonte: o Chromium. As adições mais importantes do motor são implementadas praticamente ao mesmo tempo, em ambos os navegadores.

Menu de compartilhamento do Edge (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

No começo de julho, o Edge deu pistas sobre uma ferramenta de compartilhamento mais robusta e poderosa em seus canais de testes mais instáveis (Dev e Canary). A função, da mesma forma que no Chrome, introduzia opções de compartilhamento rápido por redes sociais e com envio por e-mail.

Lá, a adição foi disponibilizada aos usuários das versões de avaliação de forma aleatória, mas a Microsoft prometeu dar uma forma de forçar a ativação do recurso pelo menu edge://flags. Da mesma forma, não há previsão para lançamento na versão final.

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget