O iPhone 12 funciona no 5G do Brasil?

5G é uma das principais novidades da Apple para o iPhone 12; descubra se a tecnologia irá funcionar no Brasil

A Apple começou a vender o iPhone 12, e um dos principais destaques dessa geração é o suporte a redes 5G. A tecnologia ainda é incipiente no Brasil, mas já está caminhando nas mãos de operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo. Entenda como isso impacta o smartphone da Apple e descubra a compatibilidade com as redes 5G brasileiras.


iPhone 12 conectado no 5G (Imagem: James Yarema/Unsplash)

O 5G do iPhone 12 funciona no Brasil?

A resposta curta é: sim, funciona.

No Brasil, as operadoras têm licença nas bandas n1 (2100), n3 (1800), n5 (850), n7 (2600) e n28 (700). Todas elas estão presentes desde o iPhone 12 Mini até o iPhone 12 Pro Max.

O 5G é atualmente utilizado por três operadoras no Brasil:
OperadoraTecnologiaFrequência 5G
Claro5G DSSn7 (2600)
Vivo5G DSS(não divulgado)
Oi5Gn1
Até o momento, a TIM mantém uma 5G DSS em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG), mas apenas para banda larga fixa, no formato FWA. Não há suporte para uso em smartphones, ao menos por enquanto.
iPhone 12 e as frequências do leilão da Anatel

O leilão de frequências dedicadas exclusivamente para a tecnologia 5G deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2021, de acordo com estimativa da Anatel.

Ainda assim, quem comprar um iPhone 12 em qualquer lugar do mundo pode ficar feliz: a linha de smartphones da Apple será compatível com as bandas Sub6 que serão licitadas no Brasil. São elas: n40 (2300), n77 (3700) e n78 (3500).
iPhone 12 funciona com 5G mmWave no Brasil?

Um detalhe importante é que o iPhone 12 não será compatível com 5G de ondas milimétricas (mmWave). A Apple até suporta a tecnologia de altas frequências, mas somente no modelo comercializado nos Estados Unidos.

No Brasil, a Anatel designou a banda de 26 GHz para uso com 5G. Nenhum modelo de iPhone é compatível com a frequência, mas não se preocupe muito com isso: as ondas milimétricas têm altíssimas velocidades, mas o alcance de sinal é muito baixo.

O uso desse espectro é inadequado para cobertura de cidades inteiras, e as operadoras devem concentrar o mmWave apenas em locais com alta concentração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.
Como ativar o 5G no iPhone 12

Para usar o 5G do iPhone, é necessário estar na área de cobertura da tecnologia e ativar a função.

Vá em em Ajustes;
Escolha Celular, depois Voz e Dados;
Selecione 5G Automático ou 5G Ativado.

Processo de ativação do 5G no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

É necessário verificar com sua operadora se há alguma restrição relacionada ao chip utilizado ou ao plano contratado – nem toda a ativação do 5G é feita de forma automática.

Com informações: Apple

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget