Novo buscador promete dar dor de cabeça ao Google no futuro

Imagem: Reprodução (GMM's)

O Google domina completamente o mercado de buscas no mundo e usa como base algoritmos para tentar encontrar o resultado que mais se aproxima do que o usuário deseja. No entanto, o You.com foi lançado como uma alternativa e tenta mostrar que o sistema da gigante não é a única maneira de rankear resultados de pesquisa.


O You.com não mostra uma série de links de forma linear, como o Google, mas sim classifica os resultados de acordo com a fonte. Sendo assim, ao buscar um termo é possível ver diversos links do Wikipedia sobre ele, por exemplo, mas também uma sequência de matérias da BBC ou de outros sites de notícias. O sistema utiliza cards que são exibidos de forma para tentar aproveitar melhor o espaço de tela do usuário.

Imagem: Reprodução (GMM's)

Novo buscador com novo sistema
Outro destaque do sistema de buscas do You.com é que ele permite os usuários classificarem “positivamente” ou “negativamente” as categorias. Com isso, o mecanismo pode se aperfeiçoar para mostrar as fontes que você destaca como sendo as melhores primeiro.

Imagem: Reprodução (GMM's)

O site ainda está em versão beta então apresenta ainda certa lentidão e pode ter problema para mostrar alguns resultados. Algumas categorias também acabam exibindo links próximos aos mesmos do Google, mas a interface incentiva os usuários a ver outros conteúdos sobre o tema. Também por ainda estar no início, o site ainda não é capaz de desvendar perguntas, como o Google faz. Então o ideal é procurar termos específicos e não perguntas como “quantos anos tem o Tom Hanks?”, por exemplo.

O You.com foi fundado por ex-funcionários da Salesforce, companhia especializada em nuvem e software para empresas. A plataforma anunciou recentemente uma rodada de financiamento de US$ 20 milhões liderada pelo CEO da Salesforce, Marc Benioff.

Ao contrário da maior parte dos outros buscadores, o You não tenta ser um clone do Google e parte para um caminho diferente. Resta saber se vai ter espaço para a plataforma em um mercado já completamente dominado pela gigante das buscas.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget