Qualcomm Snapdragon Sound promete áudio de latência ultrabaixa e menos consumo de bateria


Imagem: Reprodução/Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (4) o Snapdragon Sound, um software projetado para fornecer áudio integrado e de maior qualidade em smartphones, fones de ouvido e óculos de realidade virtual. A novidade começará a ser implementada já este ano em dispositivos da Xiaomi, além de uma parceria com o Amazon Music, que disponibilizará uma playlist com músicas selecionadas para mostrar a qualidade de som que o sistema pode alcançar.

De acordo com a fabricante, a qualidade de som pode ser interrompida de muitas maneiras entre usuários e dispositivos. Como muitos aparelhos se conectam entre si simultaneamente, é natural que aconteçam interrupções na conectividade, além de falhas, latência e compressão de áudio. É aí que o Snapdragon Sound, trazendo um som mais robusto e contínuo.


A tecnologia tem suporte para áudio de alta resolução de 96 kHz (24 bits) e até 384 kHz no formato 32 bits, latência ultrabaixa e emparelhamento aprimorado com múltiplos dispositivos. Ela também é compatível com latências de 89 milissegundos para som via Bluetooth em jogos e vídeos, o que, segundo a Qualcomm, é 45% menor do que a latência de áudio da concorrência. Para chamadas de voz, o software promete tornar as falas mais limpas e cristalinas.

Outra característica é que o Snapdragon Sound é otimizado para consumir menos bateria nos smartphones e acessórios, como fones de ouvido sem fio. Isso é bastante útil principalmente se levarmos em consideração que o 5G e o Wi-Fi 6 drenam muito mais rápido a bateria dos dispositivos. A tecnologia também conta com um mecanismo de adaptação dinâmica, que diminui possíveis interferências para garantir a melhor performance de áudio, em conjunto com aprimoramentos na função de cancelamento ativo de ruído.

Ainda segundo a Qualcomm, “para garantir altos níveis de desempenho, todos os dispositivos otimizados com Snapdragon Sound serão testados para interoperabilidade na instalação de teste dedicada da Qualcomm Technologies em Taiwan, em medidas de desempenho que incluem qualidade de áudio, latência e conectividade robusta”.

No Amazon Music, usuários poderão ouvir uma curadoria de músicas em uma playlist chamada Amazon Music HD. As duas empresas afirmam que “usuários poderão ouvir todas as suas músicas e álbuns com todos os detalhes de suas respectivas gravações originas”.

Os primeiros aparelhos com suporte ao Snapdragon Sound serão lançados em 2021. Entre eles todos os smartphones equipados com o novo processador Snapdragon 888.

Fonte:gizmodo

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget