Samsung


Samsung Electronics Co., Ltd (em coreano 삼성그룹, Samseong Geurup) é uma corporação transnacional que atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação com sede em Seul, Coreia do Sul. Em 2015, o faturamento da Samsung foi de USD 177,365 bilhões, correspondente a 12,6% do PIB da Coreia do Sul naquele ano.

A corporação é dirigida há gerações por uma das mais ricas famílias do mundo, atualmente encabeçada por Lee Kun-Hee (Icónhi), o terceiro filho do fundador, Lee Byung-Chul (Ibyónchól). A Samsung é reconhecida como a mais prestigiosa firma da Coreia do Sul, atraindo e tendo em seus funcionários muitas das pessoas mais inteligentes e talentosas do país, com 25% dos seus empregados com grau de doutoramento ou equivalente.

A Samsung foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 como uma companhia de troca. Por três décadas, o grupo se diversificou em áreas como processamento de comida, têxtil, seguros, segurança e varejo. A Samsung entrou na indústria eletrônica nos anos 1960 e na construção, inclusive de navios, por volta dos anos 70; essas áreas liderariam o crescimento subsequente. Após a morte de Lee em 1987, Samsung foi separada em quatro grupos de negócios: Samsung Group, Shinsegae Group, CJ Group e Hansol Group.

História
"Tudo começou na Coreia do Sul em 1938. Com 28 anos o empresario Byung-Chull Lee ja acumulava investimentos em plantações de arroz e muitos estudos em economia, mas a primeira empreitada de sucesso, foi mesmo a Samsung Trading Company que ele abriu na cidade de Daegu, com uma verba bem limitada.

Não tinha nada relacionado com eletronicos, era uma pequena loja de importação e exportação de produtos, como: peixe desidratado, vegetais e até macarrao de produção propria.

O nome vem dos caracteres SAM, que significa Três, e SUNG, que é estrela, o numeral no país significa algo grande, vasto e forte, e esses deveriam ser os pilares da empresa.

As logo da Samsung, tinham as 3 estrelas até 1993, quando foi criado o famoso simbolo com emblema em azul.

Em 10 anos a SAMSUNG TRADING COMPANY, se tornou uma das maiores empresas do setor no país, ela agora era dona de moinhos e fabricas próprias. Tecido, açúcar, e algodão eram só alguns dos principais produtos dela nessa época.

A companhia se expandiu para a capital Seul, em 1947, ficando mais influente ainda, e ajudando a desenvolver o comercio regional e internacional do país. Só que no mesmo ano aconteceu a guerra da Coréia, como conflito e instabilidade da região, obrigou Byung-Chull Lee a deixar a cidade. Ele quase perdeu todo o negócio, por conta do conflito, mas a diversidade de produtos oferecidos e espalhados por varias cidades, manteve a Samsung de pé. Construção de refinaria, venda de fertilizantes, e até de seguros de vida ajudariam a empresa a sobreviver.

O nome Samsung Corporation, só foi oficializado na década de 1940, quando mais um parceiro comercial impulsionou a companhia.

Em 1969, finalmente nasce a Samsung Eletronics, o que era pra ser mais um braço dessa corporação, acabou se tornando um dos principais setores de toda a empresa. O primeiro produto foi um televisor preto e branco que foi um sucesso na Coreia, mas logo ela passou fazer modelos a cores e a lançar eletro domesticos, como: geladeiras, maquinas de lavar e fornos microondas.

Na Década de 70, ela abraça mais areas, e ajuda até na fabricação de navios, além de entrar na industria de semicondutores, que é superimportante hoje em dia. Nessa época a Coreia do Sul, ainda era pequena na economia, e não era a gigante da tecnologia que conhecmos hoje.

Em 1987, morre o fundador Byung-Chull Lee, e quem assumiu a presidencia, foi um de seus filhos Lee Kun-hee, que esta no cargo até hoje. Foi ele o responsavel por transnformar a Samsung em uma marca global, expandindo as vendas para outros países e trazendo executivos estrangeiros.

A Samsung entao, reestruturada e separada para focar só em algumas industrias, mas ainda fabricando muita coisa. Ela ainda fica com os setores de pesquisa e desenvolvimento em produtos quimicos, engenharia e eletronicos, deixando de lado por exemplo a parte de alimentos, e a Samsung entrou no mercado de computação do jeito dela, chegando com grande força. Ela se tornou em 1992 a maior fabricante de chips de memoria e discos de armazenamento para pc. O setor de telecomunicações que foi criado ainda na década de 70, foi com calma no começo, só fazendo algumas pesquisas e criando componentes.

O celular de estréia da Samsung foi o SH-100, ele nasceu em 1988 depois que engenheiros da Samsung compraram celulares da Motorola para estudar e ver como ele funcionava. Não foi um sucesso comercial, mas se tornou histórico, ele foi o primeiro criado e fabricado inteiramente na Coréia do Sul. A partir daí a Samsung se expandiu mundialmente no mercado de celulares, inclusive abrindo uma fabrica no Brasil em 1998, vale relembrar alguns modelos dessa época, eles não ficaram tão famosos quanto as concorrentes, mas entram na historia como o X480, D500, E1100 e o E1207, que é vendido até hoje em lojas brasileiras."

(Conteúdo disponibilizado por Magdiel Egidio de Brito)

Estande da Samsung na Consumer Electronics Show em Las Vegas.

Um notebook da marca no interior de uma biblioteca municipal no Brasil.

Cronologia

Samsung Techwin
Em um dos ramos, na Samsung Techwin são desenvolvidos e comercializados além de brinquedos avançados, tocadores de MP3 (com marcas diferentes), helicópteros para os Estados Unidos e câmeras digitais, ramo em que a vem crescendo rapidamente no mundo. Encontra-se aqui o plano da Samsung de fabricar naves espaciais para futuras viagens à lua (site da Samsung). No Brasil a Samsung é a 2ª maior produtora de câmeras digitais.

A Samsung foi uma das precursoras e a primeira a desenvolver PMPs (Portable Media Players) com as câmeras i5 e i6 que tocam MP3 e MP4 além de fazerem gravações de voz que ainda não são produzidas em solo tupiniquins. O MP3 Player foi inventado na Coreia do Sul pela empresa Saehan, e daí diversas marcas de MP3 player da Coreia do Sul como a Cowon e a Samsung e a LG foram espalhadas pelo mundo.

Samsung Pleomax
Já a Samsung Pleomax oferece aos consumidores uma linha vasta que vai desde pilhas, SD Cards, baterias, recarregadores de pilha e bateria e inova em mídias virgens (DVDs e CDs), lâmpadas, teclados e mouses sem fio, subwoofers para computador, webcams, hubs, adaptadores, pen drives, fones de ouvido e todos os tipos de componentes para computador imagináveis. Lembrando-se que a Samsung trabalha com os melhores fornecedores do mundo, seja nas mídias, seja periféricos. A Pleomax entrou no Brasil há poucos anos e já é uma das maiores vendedoras de mídia do país. A Samsung lançou o primeiro cartão de memória microSD do mundo, com capacidade de 32 GB.

Samsung Entertainment
Faz parte também do conglomerado a Samsung Entertainment que se dedica a produzir filmes no seu país de origem, como Shiri - Missão Impossível, em 1999, dirigido por Kang Je-gyu, que marcou a virada do cinema sul-coreano. Este viria a tornar-se um dos únicos três lucrativos do mundo. Shiri chegou a ter as maiores bilheterias no Japão e Hong Kong.

Subsidiárias do Samsung Group

Indústrias eletrônicas

Maquinário e indústria pesada

Indústrias químicas

Serviços de finanças

Serviços de varejo

Engenharia e construção

Entretenimento

Outras


Nome e logotipo
O nome da empresa significa três estrelas na língua coreana. Isto porque o seu fundador desejava que os produtos fossem duradouros quanto as estrelas.

Logotipo da Samsung Byeolpyo noodles, de 1938, utilizado até 1958

Logotipo da Samsung Group, utilizado de 1969 a 1979


Logotipo da Samsung Group ("três estrelas"), utilizado de 1980 a 1992

Logotipo da Samsung Electronics, utilizado de 1980 a 1992

Logotipo atual da Samsung, utilizado desde 1993

O design do logotipo atual da Samsung pretende enfatizar flexibilidade e simplicidade enquanto transmite uma imagem dinâmica e inovadora através da elipse, o símbolo do universo. As aberturas nas duas fronteiras da elipse onde as letras "S" e "G" se encontram pretendem ilustrar a mente aberta da empresa e o desejo de se comunicar com o mundo. A cor principal do logotipo é azul, cor que a companhia adotou por anos, simbolizando estabilidade, confiança e responsabilidade social corporativa.

Logotipo em áudio
A Samsung tem um logotipo em áudio, que consiste das notas E♭, A♭, D♭, E♭. Esse logotipo foi produzido por Musikvergnuegen e composto por Walter Werzowa.

Controvérsia
Em 2016, o relatório da organização de direitos humanos, a Anistia Internacional, acusou a Sony, Apple, Samsung e outras empresas de trabalho escravo infantil. Mark Dummett, o pesquisador nas áreas de negócios e direitos humanos da Anistia declarou: "Companhias cujo lucro global é de US$ 125 bilhões não podem realmente alegar incapacidade de verificar de onde vêm suas matérias-primas essenciais".

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget