Jogos e apps no PC: aprenda a usar um emulador de Android

 

                           O ecossistema de aplicativos para celulares e tablets com Android cresceu de forma exponencial ao longo dos últimos anos. Com milhares de dispositivos ativos, uma loja de distribuição eficiente e interface amigável, a indústria dos aplicativos para telefones celulares é responsável por grande parte dos lucros no setor da tecnologia atualmente.

             Por isso, não é de se surpreender que a qualidade dos jogos e aplicativos disponíveis para o Android se tornou cada vez mais competitiva com os programas tradicionais para computadores. Na verdade, a preocupação com a interface e desempenho faz com que muitos aplicativos para Android funcionem melhor que programas pesados para computador. E os jogos não ficam de fora dessa história, um dos jogos mais importantes de 2020, o Genshin Impact, está disponível no Android, e o Free Fire se tornou um dos eSportes mais jogados e acessíveis do mundo, principalmente no Brasil.

             Quem está acostumado a usar aplicativos no Android para produtividade, redes sociais ou jogos, comumente sofre com a frustração de não poder levar a experiência do Android para o ambiente do computador: a tela grande, mouse e teclado, sem preocupações com bateria, poderiam melhorar ainda mais a vida de quem usa os melhores apps da Play Store. Então será que é possível rodar aplicativos de Android no computador com Windows? A resposta é sim, basta acompanhar esse artigo.

             Esse método é, em especial, interessante para acessar serviços de outras regiões não disponíveis no Brasil. Por exemplo, o jogo Dragalia Lost feito pela Nintendo para o Android é considerado um dos melhores RPGs de ação dos últimos anos, mas não está disponível na loja brasileira. No computador, é possível emular o jogo usando um programa de VPN para trocar meu IP e instalando o jogo manualmente através do arquivo APK.

 Emulação de Android no computador

            A emulação é a técnica na ciência da computação que permite que um dispositivo, em tempo real, traduza as instruções de um programa feito para outra arquitetura e execute normalmente. Os aplicativos para Android são escritos para funcionar em processadores ARM, encontrados nos smartphones através da SDK do Android, enquanto o computador usa processadores x86 e a SDK Win32. O emulador age como um “tradutor” que interpreta as instruções ARM para o computador, que se torna capaz de executar nossos aplicativos.


             A emulação adiciona um custo de performance, geralmente o dispositivo precisa ser no mínimo 10 vezes superior ao aparelho que tenta emular. No caso de computadores emulando o Android, isso não é um problema, já que os emuladores contam com excelentes otimizações e o computador sempre será mais potente que um celular. Em caso de jogos extremamente pesados, é possível ajustar os gráficos para facilitar a execução em computadores mais simples.

          

Escolhendo um emulador

            Agora que entendemos o método para executar os jogos e aplicativos de Android no Windows, precisamos escolher um emulador para realizar o trabalho em nosso computador. Diversas opções estão disponíveis com recursos, performance e custo variáveis:

 

Bluestacks 

            Talvez o emulador de Android mais famoso para computador, o Bluestacks oferece um ambiente de Android 7.0 completo, com acesso a loja Google Play, modo jogos, e opções completas de resolução para o dispositivo emulado. Em especial para jogos, o Bluestack conta com a vantagem de ser capaz de esconder a interface do Android e executar o jogo como uma janela única, parecida com as próprias janelas do Windows.

             A performance do emulador é bastante aceitável, embora existam alternativas melhores para quem busca especialmente jogos de Android. Jogos como o Call of Duty Mobile rodam perfeitamente no Bluestacks, e o emulador oferece um recurso interessante para acessar um único jogo com duas contas simultâneas, ideal para trocar em MMOs ou gachas.

Nox Player 

            Principal concorrente ao Bluestacks, o Nox Player também conta com um ambiente completo que simula um aparelho com o Android 7.0 e Google Play. O dispositivo virtual já aparece com alguns apps instalados, mas é possível escondê-los e personalizar a tela inicial normalmente. Aqui, a principal desvantagem é a resolução máxima de 1080p, mas o emulador compensa a menor resolução com um modo performance que pode ser ativado para acelerar algumas tarefas.

             Quanto à experiência com jogos, o Nox Player leva mais tempo para carregar inicialmente cada jogo, mas uma vez dentro do aplicativo, tudo roda com performance aceitável no computador, sem grandes problemas. Se o usuário sofrer com micro-travamentos, é recomendável diminuir a resolução para 720p.

 

Gameloop          

            Como o nome sugere, o Gameloop é inteiramente dedicado aos jogos, embora também possa rodar outros aplicativos como o WhatsApp. Criado pela Tencent, empresa responsável pelo PUBG Mobile e CoD Mobile, o aplicativo foi expandido para suportar outros jogos de outras companhias.

             Ao abrir o emulador, um launcher de jogos com diversas sugestões e possibilidades de instalação se apresenta, além de sugestões de alguns apps de produtividade. Jogos otimizados para o Gameloop são destaque principal, mas é possível instalar qualquer app da Play Store, que ganhará um aviso de “non-Gameloop”. 

            A performance para jogos Gameloop é a melhor entre todos os emuladores testados, e os recursos de gravação de tela são interessantes para quem é streamer desse tipo de conteúdo. No entanto, para jogos adicionados como “non-Gameloop” a performance é questionável, tornando a experiência muito ruim em alguns aplicativos. Assim, o Gameloop é ideal para quem quer jogar PUBG ou outros jogos específicos, mas não como um emulador geral.

             Agora você já pode jogar ou usar seu app favorito de Android no computador, com boa performance e muitos recursos. Gostou? Então confira também a história do Android.

Fonte: Davi Gomes / Tech Warn

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget