Avast revela 47 aplicativos na Google Play que eram "adwares" disfarçados

Conhecidos como HiddenAds, os aplicativos mostravam anúncios intrusivos fora do app


A empresa de segurança Avast descobriu e relatou 47 aplicativos de jogos para o Google que na veradde eram vírus disfarçados. Atualmente, 17 dos aplicativos ainda estão disponíveis na loja Play Store, mas a Google já está fazendo investigações sobre eles, de acordo com a companhia. 

Os Hiddenads podem encobrir sues verdadeiros objetivos introduzindo lentamente recursos maliciosos

Esses aplicativos maliciosos fazem parte da família HiddenAds, um trojan disfarçado de aplicativo seguro e útil, mas que exibe anúncios intrusivos fora do app. Os aplicativos foram baixados mais de 15 milhões de vezes no total e o Brasil é o país que mais sofre com esse tipo de adware disfarçado, de acordo com a pesquisa da Avast (confira a tabela abaixo).


Os aplicativos maliciosos foram descobertos através do software de detecção automática apklab.io, baseando-se em uma campanha anterior de HiddenAds e encontrada recentemente na Google Play Store. Por meio dessa análise, a Avast conseguiu encontrar a campanha comparando atividades, recursos e tráfego de rede semelhantes.

Confira os aplicativos mais baixados da família HiddenAds que foram descobertos pela Avast na Google Play (muitos deles já foram removidos da loja de apps da Google):

  1. - Draw Color by Number
  2. - Skate Board
  3. - Find Hidden Differences
  4. - Shoot Master
  5. - Stacking Guys
  6. - Disc Go!
  7. - Spot Hidden Differences 
  8. - Dancing Run - Color Ball Run 
  9. - Find 5 Differences
  10. - Joy Woodworker
  11. - Throw Master
  12. - Throw into Space
  13. - Divide it - Cut & Slice Game
  14. - Tony Shoot
  15. - Assassin Legend
  16. - Flip King
  17. - Save Your Boy 
  18. - Assassin Hunter 2020
  19. - Stealing Run
  20. - Fly Skater 2020

Os aplicativos têm a capacidade de ocultar seus ícones em um dispositivo infectado e exibir anúncios intrusivos em todo o aparelho, que é um recurso essencial da família HiddenAds. Sete desses apps podem abrir o navegador do telefone, para exibir anúncios adicionais. Mesmo quando o usuário remove o aplicativo do dispositivo, os anúncios serão veiculados continuamente.

Por isso, é recomendado ler as avaliações antes de baixar um aplicativo. Os aplicativos delatados pela Avast têm classificações baixas, nas quais os usuários reclamam dos anúncios incessantes e da baixa funcionalidade dos recursos dos jogos.


O que é adware?
O adware é um tipo de software malicioso que bombardeia um usuário com anúncios excessivos dentro e fora de um aplicativo. Os apps de adware geralmente são difíceis de reconhecer, pois costumam estar disfarçados de aplicativos de entretenimento como jogos online.

É importante sempre ler as permissões solicitadas pelo aplicativo antes de instalá-lo para evitar baixar um adware.

Fonte: Avast

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget