-->
  • Anatel aprova uso de Wi-Fi nas frequências 6 GHz e 7 GHz

    Novas faixas devem garantir redes menos congestionadas e melhorar a conectividade dos usuários

    A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel - aprovou, na semana passada, o uso de Wi-Fi nas faixas de frequência de 5,9 GHz e 7,1 GHz. Trata-se de uma medida importante para garantir a adequação do Brasil aos novos padrões de internet sem fio.
    Veja também:Wi-Fi passa por sua maior renovação em 20 anos; entenda o que mudaCovid-19: MIT cria sistema que monitora pacientes por Wi-FiPróxima versão do Wi-Fi quer detectar os movimentos dos usuários

    Atualmente, o país permite que dispositivos Wi-Fi operem nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz. Quanto menor a faixa, maior o alcance do sinal. Por outro lado, pior é o desempenho. Com a decisão da Anatel, os roteadores poderão futuramente acessar redes menos suscetíveis a congestionamentos e com capacidade de processar um maior volume de dados durante as conexões.

    Isso vai depender, no entanto, da integração do Wi-Fi de 6 GHz com a tecnologia do Wi-Fi 6. Vale lembrar que os dois termos descrevem coisas diferentes. O Wi-fi corresponde a evolução da tecnologia que promete mais velocidade e suporte a um número maior de dispositivos simultaneamente. Já o Wi-fi de 6 GHz configura apenas a nova frequência aprovada pela Anatel e órgãos reguladores de outros países.

    Foto: Agência Brasil

    A combinação desses dois recursos dará origem a um novo padrão de internet sem fio chamado Wi-Fi 6 E. A expectativa da Wi-Fi Alliance é que esse novo padrão possa beneficiar múltiplos setores da sociedade a partir do aprimoramento do suporte a serviços de realidade virtual e realidade aumentada, assim como streamings de conteúdo em alta resolução, videoconferências, entre outros.

    O Wi-Fi 6 utiliza espectro não-licenciado, ou seja, não existe a necessidade de um operador da faixa, permitindo que qualquer usuário possa utilizar as faixas de frequência com seu próprio equipamento.

    Regulamentação
    O Conselho da Anatel estabeleceu um período de 90 dias para discutir questões técnicas e as condições de uso das frequências de 6 GHz e 7 GHz. Vale lembrar, no entanto, que União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU), prevê a discussão do uso da faixa de 7 GHz para a tecnologia 5G somente em 2023.

    Para a agência, no entanto, as discussões no país devem continuar "a despeito de encaminhamento, em âmbito internacional, de estudo para eventual atribuição da faixa de 7.025-7.125 MHz para uso por serviços móveis (IMT), cuja previsão de conclusão é 2023".

    Fonte: Teletime
  • Confira também:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente com o Facebook:

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook




CONFIRA OS MAIS RECENTES MODELOS DE SMARTPHONES EM “SMARTPHONES INFO”

SmartPhone da Semana:

LG K22 PLUS

Sistema Operacional Android 10
Disponibilidade 2020/3
Dimensões 157.7 x 75.4 x 8.4 mm
Peso 169 gramas

REDE
Sim Card Nano
Dual Sim Dual stand-by
Gsm Quad Band (850/900/1800/1900)
HSPA+ Sim
LTE Sim
Velocidade máxima de download 150 Mbps
Velocidade máxima de upload 50 Mbps



Plataforma digital faz um trabalho incrível trazendo fotos antigas de volta a vida

O MyHeritage é uma plataforma de genealogia on-line que ajuda as pessoas a se conectarem com o histórico de suas famílias. No início deste ...

Encontre as Matérias em Ordem Cronológica

Navegue por Categorias

Acer (2) Aermoo (1) Alcatel (2) Amazon (1) Android (207) Apple (9) Archos (1) Arte Digital (11) Asus (5) Atores/Atrizes (12) BGH (1) BlackBerry (3) Blackview (2) Blu (2) BQ (1) CAT (1) CCE (1) Cerulean (1) Curiosidades Smart (4) Firefox OS (1) Gionee (1) Gome (1) Google (3) HP (1) HTC (3) Huawei (18) Info App (38) Info News (54) InfoTech (47) iOS (9) KaiOS (3) Kyocera (1) LeEco (1) Lenovo (3) LG (20) Lumigon (1) Marcas e Empresas (2) Meizu (2) Microsoft (1) Motorola (28) Multilaser (2) Nokia (13) Nomu (1) OnePlus (1) Oppo (6) Photoshop (20) Quantum (1) Razer (1) Realme (3) Samsung (45) Smart Biografias (7) Smart Dicas (7) Smart News (28) SmartPhone Área (243) Sony (3) Suporte (18) TCL (2) Tech Retrô (1) Uhans (1) Umidigi (1) vivo (2) Windows Mobile (5) Xiaomi (26) ZTE (2)