Conheça o Tizen, um sistema operacional repleto de usos

Tizen é um sistema operacional baseado em Linux cujas aplicações são bastante vastas. Ele pode ser utilizado em telefones, tablets, IVIs, notebooks, Smart TVs, Smart Cameras e demais possibilidades. O Sistema Operacional é originário de um consórcio entre a Linux Foundation e outras empresas do ramo de tecnologia, a exemplo da Samsung e Intel. As aplicações que fazem o uso do Tizen como ambiente operacional têm surgido aos poucos, e contam com potencial para ganhar cada vez mais espaço.

O primeiro produto a contar com o Tizen como plataforma foi a smart câmera NX300M, da Samsung. Posteriormente surgiram outros gadgets com esse SO, como tablets e os relógios Samsung Smart Gear 2. Haviam rumores de que a gigante coreana Samsung lançaria um smartphone gerido pelo Tizen, de codenome ZEQ 9000, no entanto tal informação não foi confirmada. O Tizen apareceu mesmo foi em smart TVs super equipadas da Samsung, com recursos rápidos e úteis, para ninguém colocar defeito.

Criado com código aberto, o Tizen obteve resultados elevados em testes utilizando a tecnologia HTML5, em comparação a demais ambientes operacionais. As aplicações para esse sistema são baseadas em JavaScript, JQuery e JQuery Mobile, havendo um framework nativo a partir de sua versão 2.0. Outras iniciativas do universo mobile estão interligadas ao Tizen, mesmo estando fora de uso há alguns anos. Dentre elas, há a utilização do Bada como framework nativo do Tizen 2.0, ou mais recente, e o uso do wrapper do Cordova para criação e execução de processos, bem como o paralelismo de dados - uma técnica de programação que divide uma grande quantidade de dados em partes menores que podem ser operadas em paralelo - por meio do River Trail, da Intel.

Para quem curte novidades no cenário de sistemas operacionais móveis, fique de olho nas novidades que o Tizen poderá proporcionar em alguns anos para este segmento.

Prós

Rápido
Bonito

Contras

Não há



Techtudo

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget