Getty Images

O ChatGPT tornou-se sinônimo de todos os chatbots de IA e a OpenAI, empresa responsável por desenvolvê-lo, está buscando expandir seu uso. É um fato bem conhecido que a empresa forneceu sua tecnologia de IA para a Microsoft, que posteriormente lançou produtos e serviços para o local de trabalho com o Copilot. De acordo com um relatório, a OpenAI está planejando transformar o ChatGPT em um assistente inteligente para o trabalho.

Segundo um relatório do The Information, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse privadamente a alguns desenvolvedores que a empresa quer transformar o chatbot de IA em um "assistente pessoal superinteligente para o trabalho".

"Com conhecimento incorporado sobre um indivíduo e seu local de trabalho, um assistente desse tipo poderia realizar tarefas como redigir e-mails ou documentos no estilo da pessoa e com informações atualizadas sobre seu negócio", destaca o relatório.


Isso é semelhante ao que a Microsoft (e o Google) está fazendo com a tecnologia por trás do ChatGPT.


Por que pode ser um problema para a Microsoft?
Embora esse assistente também seja uma concorrência para o Google, pode ser um problema maior para a Microsoft porque a empresa é a "principal parceira comercial, investidora e provedora de nuvem" da OpenAI.

Segundo relatos, as novas capacidades do ChatGPT da OpenAI serão o foco de seus esforços comerciais, citando duas outras pessoas com conhecimento dos planos da empresa.

O relatório também afirma que algumas empresas, com as quais a OpenAI já fechou acordo, desejam usar o software da empresa para construir "copilotos" de IA para as pessoas usarem no trabalho.

O desenvolvimento ocorre duas semanas depois que um relatório afirmou que a parceria entre a Microsoft e a OpenAI tem alguns conflitos nos bastidores.

Foi relatado que alguns funcionários da Microsoft estavam preocupados que o lançamento do ChatGPT roubaria a atenção do novo Bing. O relatório também observou que a OpenAI fechou acordos com alguns dos maiores concorrentes da Microsoft, como Salesforce e DuckDuckGo.

"A equipe de vendas da Microsoft e da OpenAI às vezes abordam os mesmos clientes", acrescentou.