Quando a Web 3.0 vai ser implementada e o que devemos esperar dela?

Todos estão focados no que parece ser o caminho rápido para ganhar dinheiro com criptomoedas, mas não sabemos qual inovação pode estar por vir.

Adobe Stock, Web3, um conceito cada vez mais popular que conecta assuntos como blockchain e criptomoedas

Web3 é uma ideia que está gerando muito entusiasmo no momento nas comunidades de tecnologia de negócios. Simplificando, a ideia é que estamos caminhando para a terceira iteração da internet – seguindo a world-wide-web e a mídia social. Embora haja muito debate em andamento sobre o que exatamente será a web3, um breve resumo é que ela será descentralizada, sem confiança e sem permissão, gerenciada de forma autônoma por meio de inteligência artificial (IA) e construída na tecnologia blockchain.

Portanto, certamente há muito hype em torno da ideia, mas o que ainda não está totalmente claro é quanto valor ela está realmente criando. De fato, alguns expressaram temores de que possamos estar caminhando para uma situação semelhante A que estávamos com a internet 1.0 durante os últimos anos do século 20. Isso nos colocaria em rota de colisão com outro acidente de “estouro de bolhas” – assim como o da pontocom de 2000.

Esta é uma ideia que foi apresentada por alguns pensadores proeminentes no campo da tecnologia. Uma pessoa com quem falei sobre isso é ninguém menos que Tim O’Reilly – o fundador da O’Reilly Media e alguém que ajudou a cunhar o termo “web 2.0” (assim como o termo “open source”)

Preparamos um vídeo em nosso canal para você conhecer mais sobre a Web 3.0

Crash das pontocom criou a internet atual
Vamos dar uma olhada nisso com um pouco mais de profundidade. Em primeiro lugar, se for verdade, então seria realmente uma coisa terrível? Afinal, o crash das pontocom levou ao surgimento da internet como a conhecemos hoje. Sim, muitos investidores e capitalistas de risco perderam dinheiro, mas isso realmente teve tanto impacto no dia-a-dia da pessoa média? Certamente é discutível.

Mas as coisas são um pouco diferentes desta vez. Após o crash das pontocom, vários negócios que já haviam se estabelecido, como tendo os modelos de negócios viáveis ​​que formariam as bases da internet, entrando no século 21, conseguiram prosperar e crescer. Estou falando de empresas como Google e Amazon. Talvez até o SixDegrees – frequentemente citado como a primeira rede social – que pode não estar por aí agora, mas sem dúvida lançou grande parte das bases que mais tarde foram adotadas pelo MySpace e depois pelo Facebook.

O problema aqui é que ainda não parece haver um equivalente desses inovadores no domínio da web3. Com isso, quero dizer empresas que estão criando valor real com novos modelos de negócios e casos de uso que simplesmente não seriam possíveis sem esta última iteração da experiência online.

Divisor de águas
Então, se tudo desmoronar, pode muito bem não haver mais nada para se levantar, como uma fênix, das cinzas e inaugurar o admirável mundo novo e descentralizado que nos dizem que está esperando por nós.

Essa é uma visão apresentada por O’Reilly (e outros), e uma das razões pelas quais ele acredita que todos nós podemos ser um pouco prematuros em nossa empolgação e entusiasmo por todas as coisas da web3. Juntando-se a mim para uma conversa recentemente, ele me disse: “A maneira como penso sobre isso é que há um pouco de incompatibilidade de tempo entre o frenesi e a realidade. A internet surgiu pela primeira vez no final dos anos 60, mas não foi até a world wide web que surgiu, em 91 ou 92, onde nós realmente tínhamos o ‘aplicativo matador’ para a internet. O e-mail era ótimo, mas não era o divisor de águas.”

Se você está acompanhando o hype e o entusiasmo que se acumularam em torno do conceito de uma web3 descentralizada e autônoma, é possível sugerir que os NFTs – tokens não fungíveis – como o “aplicativo matador”. Afinal, eles são vendidos para nós com base em seu potencial de permitir que os ativos digitais tenham qualidades como escassez e singularidade. Isso certamente soa como se fosse um divisor de águas em um mundo onde o metaverso – realidades digitais onde vivemos nossas vidas em ambientes imersivos – está aparentemente presente. Em tal mundo, para que qualquer coisa – de uma casa a um par de sapatos – tivesse valor, não precisaria ser único, para que não pudesse ser copiado e colado para criar uma quantidade infinita de duplicatas?

Bem, é uma possibilidade, mas O’Reilly não está necessariamente convencido: “Estou um pouco mais interessado em DAOs (organizações autônomas descentralizadas) – porque acho que há algo realmente potencialmente interessante lá".

DAO é um conceito que tem sido descrito como uma “comunidade na Internet com um banco compartilhado”. Eles agem de forma semelhante a empresas ou organizações estatutárias no sentido de que os membros são obrigados a seguir um conjunto de regras e regulamentos. A diferença é que as regras são regidas por contratos inteligentes baseados em blockchain que podem executar funções automaticamente – como fazer pagamentos – quando os termos são cumpridos.

“Mas ainda é tão cedo… aqui estamos nós bem no começo… se você pensar no primeiro mecanismo de busca, o Web Crawler foi em 1994 – e você começou a ter essa coisa chamada CGI, onde você poderia ter um site dinâmico em vez de um site estático, mais ou menos na mesma época, estamos nesse estágio – então temos a bolha do estágio final cinco anos mais cedo. Há enormes fortunas sendo feitas, muito antes de a tecnologia ser realmente desenvolvida ou os jogadores vencedores surgirem".

“Se combinarmos as linhas do tempo… o ‘cripto Google’ ainda não está aqui. Pode não estar aqui por mais cinco anos e, no entanto, as empresas estão sendo avaliadas como se já estivessem neste futuro dominante e de trabalho.”

Internet atual começou com pay-per-click
O que está faltando é a forma de gerar valor real – o que muitas vezes significa dinheiro. Com a primeira iteração da internet, pode-se dizer que isso não aconteceu até a invenção da publicidade pay-per-click (PPC), pioneira do Google no início dos anos 2000. Antes disso, as empresas saltaram para vários movimentos, começando com o conceito de sites comerciais e depois passando para a publicidade em banners. Embora ambos tenham cumprido seu propósito de permitir que organizações comerciais estabeleçam presença na nascente rede mundial de computadores e comecem a desenvolver uma pegada digital, isso não trouxe a aceitação geral da internet como um canal para negócios e marketing e entrega de novos clientes. experiências.

O’Reilly me diz: “Há tantas áreas em que alguém vai inventar uma maneira totalmente nova de fazer algo, da mesma forma, a publicidade PPC foi totalmente transformadora do negócio de publicidade – e é aí que coisas como DAOs são interessantes… tem alguns elementos diferentes que o tornam mais poderoso, então as pessoas podem se unir e podem financiar um projeto coletivamente… , como você realmente compra ativos do mundo real e os controla … mas adivinhe – era assim que a web funcionava nos primeiros dias!”

É certamente muito cedo para tudo o que está envolvido com o conceito web3 agora. Embora todos pareçam estar focados no que parece ser o caminho mais rápido e fácil para ganhar muito dinheiro oferecido por NFTs ou criptomoedas, não temos como saber qual inovação real pode estar por vir. Se a web3 e todos os conceitos que ela abrange – de DAOs a criptomoedas – realmente puderem resolver problemas, como os enormes requisitos de infraestrutura para executar os sistemas organizacionais e financeiros existentes, e a confiança para unir tudo isso, poderia dar o pontapé inicial na revolução que foi dito que está chegando. Mas há muito mais que precisa ser trabalhado antes de chegarmos a esse ponto, e possivelmente uma jornada acidentada para algumas das empresas e indivíduos que já estão investindo dinheiro nisso.

Via: Forbes

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget