Super Resolution: novo recurso do Photoshop promete quadruplicar a resolução de uma imagem


A Adobe anunciou nesta quinta-feira (11) um novo recurso do Photoshop que usa inteligência artificial para quadruplicar a resolução de uma imagem. Batizado de Super Resolution, ele já está disponível no Camera Raw 13.2, um plugin do Photoshop, e logo chegará ao Lightroom e Lightroom Classic.

O recurso dobra a resolução linear de uma imagem tanto na largura quanto na altura, o que resulta em quatro vezes mais pixels. Processada com o Super Resolution, uma imagem de 16 Megapixels vira um arquivo de 64 Megapixels.

Obviamente, já existem vários métodos para “ampliar” uma imagem, como interpolação bicúbica, mas todos eles têm como efeito indesejável a perda de detalhes, resultando em uma imagem “borrada” e sem nitidez.

À esquerda, uma imagem ampliada com interpolação bicúbica. À direita, a mesma imagem ampliada com o Super Resolution. Imagem: Adobe

O Super Resolution evita esse problema graças a um treinamento realizado com milhões de fotos. A equipe da Adobe usou pedaços de fotos reais, mostrando detalhes como tecidos, flores, galhos, tijolos, telhas e outros elementos, para ensinar o algoritmo a fazer o redimensionamento de forma natural.

O algoritmo é baseado em uma “rede neural convolucional profunda”, onde o que acontece com um pixel depende dos pixels imediatamente ao seu redor. Para entender como obter uma amostra de um determinado pixel, o computador precisa de algum contexto, que ele obtém analisando os pixels ao redor. É muito parecido com o modo como nós humanos conseguimos inferir o significado de uma palavra observando como ela é usada em uma frase.

Segundo Eric Chan, um dos desenvolvedores do recurso, o Super Resolution pode ser útil para ampliar detalhes em uma imagem feita à distância, permitindo ao fotógrafo mais liberdade na hora de reenquadrar uma cena no momento da edição e produzindo resultados com maior resolução.

Também pode ser útil para ampliar aquelas imagens favoritas feitas anos atrás com câmeras de baixa resolução. “Algum tempo atrás, pensávamos que seis megapixels eram o bastante. Então 12 se tornaram ‘o novo seis’, e agora 24 são o ‘novo 12′”, afirma.

No momento o Super Resolution é limitado a imagens com largura ou altura de no máximo 65.000 pixels, ou 500 megapixels. “Estamos trabalhando para aumentar estes limites no futuro. Por enquanto, não se preocupe. Um arquivo de 500 megapixels ainda é bem grande!”, diz Chan.

Fonte: Adobe

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget