Mais de um ano depois do lançamento, o Instagram começou a testar ferramentas de monetização para vídeos no IGTV. Em um diálogo com o site TechCrunch, fontes da rede social revelam que o mecanismo já está sendo testado internamente e forneceram detalhes sobre o programa.

Batizado de “Instagram Partner Program”, a ferramenta permitiria monetizar os vídeos de longa duração com propagandas inseridas durante o conteúdo. Os produtores, então, receberiam 55% dos lucros obtidos pela exibição dos anúncios — conhecidos como “Ad Breaks”, também utilizadas no Facebook.

Anteriormente, o Instagram dava apenas uma “ajuda de custo” para a produção de vídeos de um grupo limitado de perfis, mas não ofereciam formas de monetização realmente recompensadoras — deficiência esta que deve ser uma das principais causas da falta de conteúdo na plataforma.


Em algumas capturas de telas compartilhadas no Twitter, desenvolvedores do Instagram demostraram a página de “ferramentas para monetização” e como ela aparecerá para perfis elegíveis. Assim que entrar, você será informado que poderá “ganhar dinheiro com a exibição de anúncios curtos durante vídeos IGTV” e perguntará se concorda com os termos e políticas do “Instagram Partner Program”.

Ainda que esteja atrasada na evolução da plataforma, é provável que a monetização seja uma resposta ao crescimento significativo de plataformas concorrentes, como o TikTok, que proporciona mais alcance para as celebridades da internet e um ambiente mais propício para popularização do conteúdo.


(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Não há informações sobre os critérios do Instagram para candidatos do programa, mas não devem ser diferentes das exigidas nas demais plataformas do Facebook, elas são:
Seguir todas as normas do Padrão da Comunidade;
Compartilhar conteúdo autêntico sem informações falsas, fake news, anúncios chamativos ou sensacionalismo;
Compartilhar conteúdo original;
Evitar conteúdo de categorias delicadas, como debates de problemas sociais, tragédias, conflitos, sexual ou sugestivo, explicito, informações médicas falsas e política.

Por fim, não há previsão para lançamento ou mais detalhes sobre o programa. Até então, nem mesmo a seção de suporte do Instagram, o "Instagram Help Center", contém informações acerca do assunto. Vale ressaltar que, apesar de ser uma notícia bem vinda, o recurso pode nunca ver a luz do dia, já que está em fases iniciais de desenvolvimento.

Fonte: TechCrunch