Eddie Redmayne


Edward John David "Eddie" Redmayne, OBE (Londres, 6 de janeiro de 1982) é um ator, cantor e modelo britânico, vencedor do Oscar de Melhor Ator - em 2015 - por interpretar o físico Stephen Hawking no filme The Theory of Everything. No ano seguinte (2016) foi nomeado para a categoria "Best Actor in a Leading Role" pela sua brilhante performance em "The Danish Girl". E também interpreta o famoso Magizoologista Newt Scamander, autor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, do universo criado pela autora J. K. Rowling.


Primeiros anos
Redmayne nasceu em Londres, Inglaterra. A sua mãe, Patricia, é gestora de uma empresa de recolocação, e seu pai, Richard Redmayne, é um empresário em Londres.[3] Redmayne tem um irmão mais velho, um irmão mais novo e um meio-irmão e meia-irmã mais velhos.[4] O seu irmão mais velho é o C.E.O. da editora Harper Collins no Reino Unido. Charlie Redmayne (n. 1965) é casado e tem dois filhos adolescentes.

Eddie frequentou a escola Jackie Palmer em High Wycombee e, mais tarde, o Eton College, no mesmo ano que o príncipe William e o autor Ivo Stourton.[6] Estudou História da Arte na Trinity College da Universidade de Cambridge , tendo terminado o curso com distinção em 2003.

Carreira
Teatro
Eddie Redmayne estreou-se no teatro profissional em 2002 com a peça Twelfth Night de William Shakespeare no Globe Theatre em Londres. Em 2004 venceu o prémio de Melhor Ator Revelação na 50ª edição dos Evening Standard Theatre Awards pelo seu desempenho na peça The Goat, or Who Is Sylvia? de Edward Albee. Esta peça valeu-lhe ainda a mesma distinção nos Critics' Circle Theatre Awards em 2005. Entre 2 de setembro e 1 de novembro de 2008 participou na peça Now or Later de Christopher Shinn no Royal Court Theatre.

Em 2009, interpretou o papel de Ken na peça Red de John Logan no Donmar Warehouse em Londres. Este papel valeu-lhe o prémio Laurence Olivier de Melhor Ator Secundário. Eddie retomou o papel de Ken durante 15 semanas quando a peça foi transferida para o John Golden Theatre na Broadway em 2010. Nos Estados Unidos conquistou o prémio Tony de Melhor Interpretação de um Ator numa Peça por este papel. Entre 6 de dezembro de 2011 e 4 de fevereiro de 2012 interpretou o papel de Ricardo II na peça Richard II, encenada por Michael Grandage no Donmar Warehouse.

Cinema
Redmayne participou em filmes como The Good Shepherd, Powder Blue, Savage Grace, The Other Boleyn Girl, Hick, e Glorious 39 em papéis secundários. Protagonizou, em 2010, o thriller gótico e sobrenatural de Christopher Smith, Black Death no papel do jovem monge Osmund. Em 2008 o filme The Yellow Handkerchief, no qual Eddie é um dos protagonistas e contracena com William Hurt, Maria Bello e Kristen Stewart, estreou no Festival de Cinema de Sundance.

Em 2011 foi um dos protagonistas do filme My Week with Marilyn no papel do assistente de filmagens, Colin Clark. O filme conta com Michelle Williams, Kenneth Branagh, Emma Watson e Judi Dench no elenco e conta a história, na perspetiva de Colin Clark, de uma semana de filmagens no Reino Unido do filme The Prince and the Showgirl, protagonizado por Marilyn Monroe e Laurence Olivier. Em 2012, fez parte do elenco principal de “Os Miseráveis” de Tom Hooper, interpretando o papel de Marius Pontmercy. Em 2014, protagonizou o filme The Theory of Everything, no papel de Stephen Hawking. Com este papel, Eddie Redmayne conquistou os mais importantes prémios do cinema na categoria de Melhor Ator Principal, incluindo o Globo de Ouro, o Prémio do Sindicato dos Atores, o BAFTA e o Óscar.

Em 2015 participou no filme Jupiter Ascending dos irmãos Wachowski, onde interpreta o papel de Balem Abrasax. No mesmo ano, protagonizou o filme The Danish Girl que o reuniu com o realizador de Os Miseráveis, Tom Hooper e onde contracena com Amber Heard e Alicia Vikander. O filme é baseado no romance homónimo de David Ebershoff e Eddie interpreta o papel de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a submeter-se a uma cirurgia de redesignação sexual.

Em junho de 2015 o estúdio Warner Brothers confirmou que Eddie Redmayne tinha sido escolhido para o papel de Newt Scamander, o protagonista da adaptação para o cinema do livro Fantastic Beasts and Where to Find Them, um spin-off da série Harry Potter da autora J.K. Rowling.

Televisão
Na televisão, Eddie Redmayne participou na minissérie da BBC Tess of the d'Urbervilles, baseada no romance homónimo de Thomas Hardy, onde interpreta o papel de Angel Care, o filho inteligente de um clérigo por quem Tess se apaixona. A série foi transmitida pela BBC One no Reino Unido e pela PBS nos Estados Unidos. Em 2010, foi um dos protagonistas da minissérie The Pillars of the Earth, baseada no romance histórico de Ken Follet, onde faz o papel do escultor Jack. A série, transmitida pelo Channel 4 no Reino Unido e pela Strarz nos Estados Unidos, foi nomeada para 3 Globos de Ouro. Em 2012, protagonizou Birdsong, uma minissérie de dois episódios transmitida pela BBC One onde interpreta o papel de Stephen Wraysford, um soldado inglês que, depois de ferido e abandonado para morrer durante a Primeira Guerra Mundial, recorda o caso que teve com uma mulher casada (Clémence Poésy).

Modelo
Eddie Redmayne trabalhou como modelo para a marca Burberry em 2008 com Alex Pettyfer e em 2012 com Cara Delevingne. Em setembro de 2012 foi considerado um dos homens mais bem vestidos do mundo pela revista Vanity Fair. Em 2014, ficou no primeiro lugar da lista.

Vida pessoal
Quando era estudante em Eton, Eddie Redmayne e um grupo de rapazes fizeram um desfile de modelos para a caridade numa escola exclusivamente feminina local. Depois disto, ficou amigo de Hannah Bagshawe que tirou um mestrado em Literatura Inglesa e Francesa na Universidade de Edimburgo. Em 2012, depois dos ensaios para Os Miseráveis, Redmayne pediu a Hannah (que na altura já trabalhava como relações públicas na área das finanças), que o acompanhasse numa viagem curta a Florença, na Itália. Na viagem de regresso, os dois começaram a namorar. O casal anunciou o seu noivado de forma tradicional no jornal The Times no dia 31 de maio de 2014. O casamento ocorreu a 15 de dezembro de 2014 na Babington House em Somerset. Já em 2015, no dia da Gala de Globos de Ouro, o casal Redmayne anunciou que seriam pais.

Em 2015, Eddie Redmayne foi agraciado com a distinção de Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) pelos serviços prestados à arte dramática.

No dia 15 de junho nasceu a sua primeira filha, Iris Mary Redmayne, fruto do seu casamento com Bangshawe.

Filmografia

Cinema

AnoTítuloPapel
2006Like MindsAlex Forbes
The Good ShepherdEdward Wilson Jr.
2007Savage Grace (filme)Antony Baekeland
Elizabeth: The Golden AgeAnthony Babington
2008The Yellow HandkerchiefGordy
The Other Boleyn GirlWilliam Stafford
2009Powder BlueQwerty Doolittle
Glorious 39Ralph Keyes
2010Black DeathOsmund
2011HickEddie Kreezer
My Week with MarilynColin Clark
2012Les MisérablesMarius Pontmercy
2014The Theory of EverythingStephen Hawking
2015Jupiter AscendingBalem Abrasax
The Danish GirlLili Elbe
2016Fantastic Beasts and Where to Find ThemNewt Scamander
2018Early ManDug (voz)
Fantastic Beasts: The Crimes of GrindelwaldNewt Scamander

Televisão

AnoTítuloPapelNotes
1998Animal ArkJohn HardyEpisódio: "Bunnies in the Bathroom"
2003DoctorsRob HuntleyEpisódio: "Crescendo"
2005Elizabeth IHenry Wriothesley, 3rd Earl of SouthamptonEpisódio: "Southampton"
2008Tess of the d'UrbervillesAngel Clare4 episódios (Mini-série)
2010The Pillars of the EarthJack Jackson9 episódios (Mini-série)
2012BirdsongStephen Wraysford2 episódios (Mini-série)

Teatro

AnoTítuloPapelNotas
1992-1993"Oliver!'Factory Boy #46West End
2002Twelfth NightViolaShakespeare's Globe
2003"Master Harold"…and the BoysMaster HaroldEveryman Theatre
2004The Goat, or Who Is Sylvia?BillyAlmeida Theatre
HecubaPolydorusDonmar Warehouse
2007Now or LaterJohn Jr.Royal Court Theatre
2009-2010RedKenDonmar Warehouse / John Golden Theatre
2011-2012Richard IIRei Ricardo IIDonmar Warehouse

Prêmios e nomeações


AnoTrabalho nomeadoPrémioCategoriaResultado
2010Black DeathFangoria Chainsaw AwardsMelhor Ator SecundárioIndicado
RedLaurence Olivier AwardsVenceu
Tony AwardsMelhor Ator numa PeçaVenceu
2011Ricardo IICritics' Circle Theatre AwardsMelhor Interpretação ShakesperianaVenceu
My Week with MarilynBAFTA AwardsPrémio Estrela em AscensãoIndicado
2012Les MisérablesNational Board of ReviewMelhor ElencoVenceu
Satellite AwardsMelhor Elenco numa Longa-metragemVenceu
Washington d.C..Area Film Critics AssociationMelhor ElencoVenceu
Broadcast Film Critics AssociationIndicado
Evening Standard British Film AwardMelhor AtorIndicado
MTV Movie AwardsInterpretação RevelaçãoIndicado
Phoenix Film Critics SocietyMelhor ElencoIndicado
San Diego Film Critics SocietyIndicado
Satellite AwardsMelhor Ator SecundárioIndicado
Screen Actors Guild AwardsMelhor Elenco numa Longa-metragemIndicado
Teen Choice AwardAtor de Cinema: RomanceIndicado
Teen Choice AwardRevelaçãoIndicado
2014The Theory of EverythingHollywood Film AwardInterpretação RevelaçãoVenceu
New York Film Critics OnlineMelhor Ator PrincipalVenceu
Tallinn Black Nights Film FestivalVenceu
Washington D.C. Area Film Critics AssociationIndicado
Chicago Film Critics AssociationIndicado
Detroit Film Critics SocietyIndicado
Dallas–Fort Worth Film Critics AssociationRunner-up
San Francisco Film Critics Circle AwardIndicado
Phoenix Film Critics SocietyIndicado
Florida Film Critics CircleIndicado
Southeastern Film Critics AssociationRunner-up
Houston Film Critics SocietyIndicado
2015London Film Critics' CircleLondon Film Critics' Circle Award for British Actor of the YearIndicado
Ator Britânico do AnoIndicado
Critics' Choice Movie AwardsMelhor Ator PrincipalIndicado
Satellite AwardsIndicado
Screen Actors Guild AwardsVenceu
Melhor Elenco numa Longa-metragemIndicado
Globos de OuroMelhor Ator DramáticoVenceu
Palm Springs International Film FestivalAchievement AwardVenceu
AACTA International AwardsMelhor Ator PrincipalIndicado
Prémios BAFTAVenceu
ÓscarVenceu
Georgia Film Critcs AssociationIndicado
Alliance of Women Film JournalistsIndicado
Denver Film Critics SocietyIndicado
Iowa Film CriticsRunner-up (tie)
2016The Danish GirlGolden GlobesMelhor Ator PrincipalIndicado
SAG AwardsIndicado
Critic's choice awardsIndicado
BAFTAIndicado
OscarIndicado
Jupiter AscendingFramboesa de OuroPior Ator CoadjuvanteVenceu
2017Fantastic Beasts and Where to Find ThemEmpire AwardsMelhor AtorVenceu

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget