Info Destaque

Huawei lança Harmony OS, sistema operacional para competir com Android

Gigante chinesa fez o anúncio oficial na madrugada da última sexta-feira (9)
Divulgação: Huawei

A Huawei anunciou, nesta sexta-feira (9), o lançamento do Harmony OS, seu próprio sistema operacional de código aberto. Com o objetivo de se tornar uma alternativa para celulares da empresa com Android, o novo software também será compatível com smart TVs, smartwatches e sistemas de automóveis fabricados pela companhia. Em junho, rumores de que a gigante chinesa estaria desenvolvendo um novo sistema se espalharam, em resposta a conflitos com o governo dos Estados Unidos e outras empresas americanas.
Divulgação: Huawei

A novidade contempla, inicialmente, apenas a China, sendo compatível com smart TVs, relógios inteligentes e sistemas de carros da Huawei, mas pode chegar a smartphones no futuro. De acordo com Richard Yu, diretor executivo e CEO da divisão de consumidores da empresa, o novo sistema é "mais poderoso e seguro que o Android". Ainda segundo ele, o Harmony OS pode ter características até cinco vezes mais rápidas que as do Fuchsia, sistema anunciado recentemente pelo Google.

Divulgação: Huawei

Entretanto, Richard Yu disse também que a companhia não pretende implementar o sistema em seus celulares neste momento. "Vamos priorizar o Android nos celulares, mas, se não pudermos usá-lo, poderemos instalar o Harmony OS rapidamente". A decisão se baseia na confiança que alguns de seus parceiros têm no sistema do Google. Nos próximos três anos, porém, a empresa pode levar o software a mais dispositivos, incluindo seus smartphones.

Guerra comercial
A Huawei confirmou que trabalha no projeto há dois anos, mas acelerou os trabalhos em 2019, possivelmente devido à disputa comercial com os Estados Unidos. Em maio deste ano, o presidente americano Donald Trump incluiu a companhia em uma lista de proibição para compra e venda de equipamentos de tecnologia de empresas dos EUA. A medida foi tomada com base em acusações de que a gigante chinesa estaria envolvida em esquemas de espionagem das rivais americanas.

A empresa negou as acusações e, na ocasião, decidiu abrir um processo contra o governo Trump. No entanto, a atitude do presidente motivou que companhias americanas restringissem o uso de suas tecnologias à empresa chinesa. Foi o caso do Google, que chegou a suspender a licença que permitia o uso do Android e da Google Play Store. A disputa comercial entre Estados Unidos e China envolve o desenvolvimento da tecnologia 5G, que já está presente em alguns dispositivos da Huawei, como o Mate X.

A briga pode ter feito a Huawei antecipar o lançamento do sistema, inicialmente chamado pela mídia de Hongmeng OS ou Ark OS. De acordo com a empresa, no caso de uma impossibilidade no uso do Android, é possível migrar os aparelhos da marca para o Harmony OS "em um ou dois dias". Desenvolvedores de aplicativos teriam que fazer algumas mudanças em seus códigos, algo que, ainda segundo a companhia chinesa, seria "muito fácil".

Nenhum comentário:

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

Últimos Smartphones "Android" Adicionados

Últimos Smartphones "iOS" Adicionados

Últimas em "Info App"

Últimas em "Curiosidades Smart"

Últimas em "Smart Biografias"

Últimas em "Smart Dicas"

Últimas em "Smart News"

➤➤➤SmartPhone da Semana

Apesar de trazer o "Max" no nome, o que sugere uma bateria com capacidade acima da média, o LG K12 Max vem com os mesmos 3500 mAh de capacidade do LG K12 Prime, seu irmão mais caro, duas câmeras traseiras e 32 GB de memória interna.

LANÇAMENTO: 02.JUL.2019

Display: 6.26"
Sistema Operacional: Android 9 (Pie)
Câmera Primária: 13 MP
Gravação de Vídeo: 1080p
Resolução: 720 x 1500px
Capacidade: 32 GB, 3 GB RAM

➤➤➤ Top MultiMidia Info

Artista georgiano cria retratos hiper-realistas incríveis

O artista georgiano Irakli Nadar cria pinturas digitais incríveis que são extremamente realistas. Hoje, queremos mostrar os trabalhos mais...

➤➤➤Confira os destaques do nosso canal no Youtube

➤➤➤Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica

Tecnologia do Blogger.