© Reprodução

A Microsoft está segurando a liberação de sua mais recente atualização do Windows, a Spring Creator’s Update (codinome: Redstone 4). A razão? Um bug que tem resultado em um aumento de ocorrências da tenebrosa Tela Azul da Morte.

A sorte é que o problema foi detectado em uma versão do programa Insider, especificamente na build 17133, voltada para desenvolvedores ou curiosos que se inscreverem no programa para receber atualizações antes.

Embora a Microsoft tenha liberado uma atualização de segurança para a build 17133 na forma de um patch de segurança KB4100375, ele não conserta o que tem causado uma crescente ocorrência de Telas Azuis da Morte.

Assim, a companhia anunciou uma nova build, a 17134, que deveria arrumar o problema da tela azul e outras questões não arrumadas em updates anteriores. Por ora, a atualização só está disponível para membros do Windows Insider, que recebem updates logo após eles saírem do circuito de testes internos da companhia.

A maioria dos usuários do Windows 10 não deve se preocupar com a possibilidade de erros de Tela Azul da Morte. “À medida que a build 17133 foi enviada para Insiders, nós descobrimos alguns problemas de confiabilidade que queríamos consertar”, disse Dona Sarkar, head do programa Windows Insider, em um blog post sobre as recentes atualizações. "Em alguns casos, esses problemas de confiabilidade poderiam levar ao aumento de ocorrências de Tela Azul da Morte nos computadores, por exemplo."

Então, em vez de uma atualização, a microsoft resolveu lançar uma nova build, a 17134, com todos as correções incorporadas nessa nova versão. De acordo com o The Verge, esta build foi pensada como a versão final do próximo update da companhia.

A atualização Spring Creator — ou atualização de abril de 2018 do Windows 10 — também vai incluir suporte a HDR e ao Timeline, o recurso da Microsoft que lembra a funcionalidade de Continuidade, presente no macOS, que permite começar uma operação em um app móvel e terminar a atividade no computador.

O recurso Timeline, do Windows 10, vai ser compatível tanto com dispositivos iOS como Android. Avançar em algo que a Apple já fazia em uma das maiores plataformas de computação do mundo é definitivamente ótimo, embora a quantidade de apps disponíveis na Microsoft Store possa tornar difícil usar aplicações com o recurso que não sejam da própria Microsoft.

Foto do topo por Drew Angerer/Getty Images