Fotografa revela suas fotos antes e pós photoshop

Lilia Alvarado diz que recentemente compartilhou uma foto da qual tem muito orgulho no Instagram. As reações variaram de muito positivas para aqueles que não aceitaram muito bem seu trabalho, alguns disseram que não passava de apenas "computação gráfica" ou "foto-gráfico". "Isso me fez pensar. As pessoas realmente entendem o conceito de fotografia e por que elas são tão inflexivelmente contra a manipulação de fotos?" diz a fotografa.

Ela revela que se apaixonou por fotografia após o nascimento de suas filhas gêmeas, Annabella e Juliette; "elas me inspiram todos os dias no meu trabalho. Através da fotografia, eu me esforço para entrar no mundo das minhas duas filhas, para compreender todos os caprichos da infância e para recriar esses momentos mágicos que todos nós olhamos para trás e sorrimos. Isso significa usar qualquer ferramenta fotográfica para me aproximar dessa visão. O Photoshop é apenas uma dessas ferramentas" Diz Lilia.

A fotografia foi inventada há mais de 180 anos, mas é apenas com a invenção relativamente recente do software de edição digital que a manipulação de imagens se tornou objeto de controvérsia popular. Realmente, isso mostra nossa falta de consciência da história da fotografia: a manipulação de imagens não começou com o Photoshop. Na verdade, sempre foi uma parte essencial do que os fotógrafos fazem.

Ao se aprofundar um pouco mais, a própria fotografa diz que os fotógrafos de arte e notícias manipulavam suas fotografias desde os primeiros dias da fotografia. Portanto, o argumento de que uma determinada imagem é menos de uma fotografia, porque foi retocada, não lhe parece nada convincente. Se começássemos a excluir imagens retocadas da categoria de fotografias, ficaríamos sem uma única fotografia no mundo.

Desde a invenção da fotografia, a manipulação de imagens tem sido uma parte fundamental dela. Os fotógrafos do século XIX gostavam de chamar isso de “remover imperfeições” do disparo, e o fizeram pintando diretamente nos negativos da placa de vidro. Às vezes, uma pessoa inteira seria “pintada”. Além disso, eles combinariam vários quadros na câmara escura para adicionar elementos dramáticos às suas fotografias.

Da mesma forma, a maioria das novas fotografias, feitas ao longo do último século, terão sido recortadas, esquivadas, queimadas e até mesmo pintadas em algum grau. O fotógrafo faz isso para ilustrar melhor a história no papel. Até mesmo os snaps no álbum de fotos da família variam, dependendo do filme, dos produtos químicos e das configurações de cores usadas. A maioria das fotos certamente não são apenas trechos neutros e não manipulados do mundo real. Elas são uma história do mundo real contada de uma maneira bonita.

"Claro, eu posso ver porque o uso pesado do Photoshop pode ser preocupante na área do fotojornalismo, mas eu não me considero uma fotógrafa de documentários. Longe disso. Na verdade, acho que meu trabalho é um pouco como fazer um filme parado. A manipulação de imagens sempre fez parte do cinema, mas ninguém nunca sugeriu que um filme usando uma tela azul ou CGI não é um filme (cinematografia?). Há arte na aplicação dessas técnicas também. Assim, usarei quaisquer ferramentas fotográficas que me aproximem da minha visão" explica Lilia.

"A palavra fotografia significa literalmente escrever ou desenhar com luz. O processo de criar uma imagem totalmente gerada por computador - como uma ilustração digital ou animação - não poderia ser descrito como "escrever com luz". Isso contrasta fortemente com minha maneira de trabalhar: em termos simples, eu faço imagens usando uma caixa com um buraco que permite a entrada de luz - para que elas possam ser consideradas "fotográfias". O fato de eu editar essas imagens depois usando software não muda isso. Em todo caso, não é fundamentalmente diferente do que as pessoas estavam fazendo na câmara escura há mais de um século".

Agora que você já tem consciência e sabe um pouco mais sobre a história e sobre a fotografia em geral, gostariamos de ouvir sua opinião. Como você definiria a fotografia? Por favor, compartilhe seus pensamentos sobre quando uma fotografia deixa de ser uma fotografia. Quanta manipulação é manipulação demais?












Mais informação: Instagram

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget