Google vai pagar sites para leitores terem acesso a conteúdos restritos por paywall

Crédito: Solen Feyissa (Unsplash)

Há um tempo, o Google vem se aproximando dos veículos de notícias para dar maior visibilidade ao conteúdo produzido por fontes consideradas confiáveis. Em outubro, a gigante da tecnologia lançou o “Destaques” (oficialmente conhecido como Google News Showcase) e, agora, essa seção vai receber novos investimentos e funcionalidades.

A principal novidade é que os usuários poderão acessar conteúdos restritos por paywall. Você provavelmente já deve ter passado pela frustração de tentar ler uma notícia e ser barrado pela mensagem convidando você a se tornar um assinante. Porém, muitos veículos dependem financeiramente desse método de monetização. Assim, para que ninguém saia prejudicado, o Google disse que está disposto a bancar isso.

Em uma publicação em seu blog, a empresa afirma que vai pagar aos seus parceiros para que ofereçam acesso limitado ao conteúdo protegido por paywall aos usuários do Destaques. Caso o leitor queira acessar uma matéria, ele deverá se cadastrar no site da publicação. Segundo o Google, isso vai oferecer uma oportunidade para o veículo criar um relacionamento com o público, facilitando a criação de estratégias de geração de receita no futuro.

Outra novidade é uma espécie de curadoria personalizada. O painel de Destaques agora vai incluir uma lista de conteúdos selecionados pelos sites mais acessados pelo usuário. Para que você não fique com um repertório de notícias muito limitado, a seção “Para Você” também vai mostrar outras publicações relevantes, enquanto a “Banca” vai permitir que você descubra novos painéis.

Junto com essas atualizações, o Google decidiu levar o Destaques para os usuários do iOS e para o site mobile do Google Notícias. Em breve, ele também estará disponível no Discover. Para que os editores possam ter uma visão mais detalhada da audiência, as métricas do Destaques serão exibidas no Search Console.

No Brasil, cerca de 30 veículos fazem parte dos Destaques, incluindo Estadão, UOL, Piauí, O Tempo, Istoé, Jornal Meio Norte, Folha de Pernambuco, entre outros.

Fonte: gizmodo

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget