A tecnologia evolui a passos largos, mas quais serão os elementos dessa evolução que merecem mais destaque?


A quantidade de tecnologias que chegaram ao mundo nos últimos tempos é enorme. Mas quais delas são realmente as mais importantes? Nós fomos atrás dos eletrônicos mais interessantes que revolucionaram os atuais para mostrar quais são os que mais contribuíram. Quais são as suas apostas? Confira agora mesmo se você acertou nas escolhas.

 iPhone

 

Antes da chegada dos iPhones, os smartphones eram destinados principalmente aos executivos, que os utilizavam para funções profissionais. Quando a Apple chegou ao mercado dos celulares, mostrou que eles também poderiam servir — e muito bem — para entretenimento. E assim o interesse dos consumidores começou a crescer.



Isso aconteceu em 2007, um ano antes de os primeiros smartphones com o sistema operacional Android serem lançados. Hoje, cinco anos depois, o mercado dos celulares inteligentes movimenta uma quantidade gigantesca de dinheiro e também de informações em todo o planeta.

 

Televisores HD



A televisão por si só já foi um grande avanço para a tecnologia, mas a chegada dos aparelhos com capacidades para transmitir imagens em alta definição foi um grande passo para as próximas gerações. Além de oferecer (obviamente) muito mais realismo para os consumidores, ele ainda trouxe uma série de novas possibilidades para a criação de conteúdos.


Video games evoluíram muito com as possibilidades da alta definição, assim como os jogos de computador — graças ao avanço similar dos monitores — e até mesmo aplicativos. E também é preciso lembrar que todo o futuro dos televisores começou com as primeiras unidades das telas de alta definição.

 

Tablets



Os computadores foram ficando cada vez mais potentes e chegou um momento em que novas possibilidades começaram a ser imaginadas. A melhoria das telas sensíveis ao toque trouxe de volta uma ideia que já havia circulado há muitos anos pela indústria: produzir computadores que não necessitam de teclados ou mouses. E assim os tablets voltaram a ser o foco no mercado.


Desde que o iPad chegou, nenhuma outra fabricante conseguiu chegar perto da Apple no volume de vendas. Mesmo assim, os aparelhos com Android continuam surgindo e causando boas impressões nos consumidores, que estão sempre movimentando as lojas em busca de novos tablets. E ao que tudo indica, o futuro reserva bons frutos para esse segmento.

 

Pendrives



Houve um tempo em que os usuários de computadores precisavam pensar muito antes de criar um disco removível para armazenar seus dados. Quando ainda estávamos na era dos disquetes, a limitação de espaço era muito grande e, por isso, dificilmente alguém conseguia guardar muitos arquivos. Com os CDs, o problema ficava no tempo gasto para a queima do disco.


Por isso, quando os pendrives chegaram ao mercado, boa parte dos consumidores encontrou neles a luz no fim do túnel. Desde que as unidades de armazenamento em Flash foram lançadas, tornou-se muito mais simples qualquer situação em que arquivos precisam ser levados de um lugar para outro. Isso sem falar que a relação entre custo e benefício é muito mais vantajosa.


 GPS automotivo


Apesar de os sistemas de posicionamento global (GPS) existirem há muito tempo, sendo aplicados militarmente pelos norte-americanos desde a década de 1970, somente no final da década de 90 que ele começou a ser pensado para os consumidores. E foi no início dos anos 2000 que ele finalmente chegou aos carros, garantindo muito mais facilidade para que os motoristas encontrem seus caminhos.

Com isso, boa parte da necessidade de carregar mapas em longas viagens e também dos pedidos de ajuda em locais desconhecidos. É claro que em algumas vezes os sistemas de GPS automotivos acabam se enganando, mas os benefícios da utilização deles realmente merecem destaque. 


Câmeras digitais



É festa junina na escola e alguns alunos querem fazer com que os momentos sejam eternizados. Tempos atrás, era necessário que todos aguardassem algumas semanas até que todo o filme da câmera fosse utilizado para somente depois disso as fotos serem reveladas pelo dono da máquina. Hoje, as câmeras digitais tornaram esse processo muito mais dinâmico.


E é claro que esse foi apenas um exemplo muito simples das possibilidades de utilização das câmeras digitais. Elas também garantem mais chances de boas fotografias, uma vez que os donos das máquinas não precisam ficar preocupados com o iminente final dos filmes. E nos últimos anos, a queda nos preços ainda permitiu uma popularização bem evidente da tecnologia.

 

Nintendo Game Boy



Foi em 1989 que a Nintendo colocou no mercado o primeiro modelo do que seria uma das maiores famílias de consoles portáteis da história. O Game Boy chegou ao mercado com Super Mario Land e Tetris (além de outros títulos), tirando os video games de dentro das casas e inaugurando uma nova era. Foi com este aparelho também que o mundo conheceu Pokémon, que viraria uma febre pouco tempo depois.

Após o Game Boy original, ainda vieram as edições Light e Pocket, que eram apenas remodelagens no aparelho. Ele foi sucedido pelo Game Boy Color e depois pelo Game Boy Advance — o último grande lançamento antes da saga do Nintendo DS. Certamente, o Game Boy original pode ser considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos games portáteis.


 PlayStation 2


Analisando com os olhos de hoje, é claro que os gráficos presentes nos jogos de PlayStation 2 não eram nada revolucionários. Mas se voltarmos para o ano de 2000, logo entenderemos por que é que o console da Sony entrou para a história. Ele foi um dos primeiros eletrônicos híbridos do mercado, funcionando como video game e também como reprodutor de DVD. Tudo isso por preços que não podem ser considerados muito altos.


O catálogo que já ultrapassa os 4000 jogos. Quando isso se soma à tecnologia “Emotion Engine”, fica fácil entender como o PlayStation 2 superou todos os seus concorrentes no mercado internacional. É difícil não aliar o console à repopularização dos video games.

 

MP3 Players



Assim como os pendrives, os MP3 players também permitiram mais portabilidade e liberdade para que os consumidores pudessem alterar as suas playlists sem precisar queimar um novo disco. Diversas foram as empresas que investiram nas tecnologias disponíveis — para criar formas de reproduzir áudio e armazenar arquivos em memória Flash — desde o final da década de 1990.

Mas somente nos anos 2000 é que a popularização aconteceu e permitiu que o mundo conhecesse os aparelhos. Em 2001, a Apple lançou no mercado o primeiro iPod, que contribuiu bastante para firmar o segmento no mercado. Não demorou muito até que começassem a surgir também os reprodutores de vídeo. Hoje, quase não encontramos outras tecnologias para a reprodução portátil de músicas.

São somente eletrônicos incríveis, não é mesmo? Como nos baseamos apenas nos últimos 25 anos, não foi possível colocar os primeiros CD players na lista, mas não podemos deixar de citá-lo como algo revolucionário. Agora, só nos resta esperar para saber o que virá de revolucionário no futuro.